O tema Inteligência Emocional no âmbito corporativo é muito mais do que a “bola da vez”, na verdade, sempre se tratou de uma habilidade importante para lograr êxito nas mais variadas esferas da vida. Como desenvolvê-la? De que maneira aplicá-la em nossa rotina corporativa?
O palestrante Jaison Boing, umas das autoridades no assunto, nos esclarece, a seguir. Acompanhe!
Inteligência Emocional no âmbito corporativo: muito além de uma tendência, uma necessidade urgente!
É importante compreendermos a Inteligência Emocional, sob uma perspectiva muito mais abrangente, do que reduzi-la a uma soft skill do momento. Afinal, ela pode ser determinante para o sucesso das pessoas.
Trata-se da capacidade de identificarmos nossos próprios sentimentos e dos outros, motivando-nos a gerir bem as emoções, tanto em nós mesmos como em nossos relacionamentos.
Como desenvolver a Inteligência Emocional no ambiente corporativo?
Para desenvolver a Inteligência Emocional no ambiente de trabalho, há algumas ações necessárias, as quais pontuarei a seguir:
Buscar o autoconhecimento
O primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional é se conhecer melhor. Faça uma reflexão sobre suas emoções, seus pontos fortes e fracos e como isso afeta seu trabalho e relacionamentos.
“Se somos seres emocionais, a grande maioria das nossas decisões, mesmo que manifestadas de forma consciente, tem o cunho emocional na tomada de decisão. O autoconhecimento e o equilíbrio são a chave para a maestria individual e, consequentemente, o sucesso coletivo da equipe.”
Jaison Boing
Ser empático
Tentar enxergar as situações sob o prisma do outro, tendo uma atitude mais amigável em busca da compreensão em relação aos seus sentimentos. Ao praticar a empatia, você se torna mais sensível às necessidades dos colegas de trabalho e melhora sua capacidade de colaboração.
Controle das emoções
É importante aprender a controlar suas emoções, especialmente em situações de estresse. Respirar fundo e se concentrar em soluções em vez de problemas pode ajudar a manter a calma.
Resiliência
A resiliência é a capacidade de se recuperar rapidamente de situações difíceis. Ao desenvolver essa habilidade, você se torna mais capaz de lidar com os desafios da rotina corporativa e não se deixa abater pelas adversidades.
Comunique-se de forma clara
Uma boa comunicação é essencial para evitar conflitos e garantir que as tarefas sejam realizadas de forma eficiente. Aprenda a se expressar de forma clara e objetiva e a ouvir com atenção o que os outros têm a dizer.
Palestras e treinamentos
Participar de palestras ou treinamentos específicos sobre o tema é importantíssimo.
Através de momentos de formação com a equipe de trabalho, é possível possibilitar a autoconsciência sobre os padrões comportamentais e o aceite de feedbacks sobre a forma de agir. Conhecer a si mesmo e as próprias emoções permite que o profissional adquira controle sobre seu comportamento e também compreenda as formas de se motivar.
É importante que as competências dos colaboradores sejam conhecidas para que essa energia de desenvolvimento seja empregada de forma estratégica. Não reconhecer e não valorizar a Inteligência Emocional como fator determinante para o sucesso da equipe pode colocar em risco o resultado da empresa, a produtividade, o clima organizacional, as metas de vendas, a segurança e todas as áreas da empresa.
Pense nisso!