Sabia que exercer uma liderança inspiradora é uma ferramenta poderosa para se tornar um líder bem-sucedido?
Há uma frase famosa no mundo corporativo, que diz o seguinte:
“O maior líder não é necessariamente aquele que faz as maiores coisas. Ele é quem faz com que as pessoas façam as maiores coisas.”
Essa frase exemplifica com maestria o significado prático do termo liderança inspiradora. Mas, quais são as atitudes e posturas que compõem o papel de um líder inspirador?
É o que nos revela a seguir, o palestrante de sucesso Jaison Boing. Confira e inspire-se!
O caminho da liderança inspiradora
Olá caríssimos leitores do blog, como estão?
É sempre uma honra estar aqui e dividir um pouco sobre minhas experiências e percepções com vocês.
Hoje trago um tema que sempre desperta a atenção daqueles que atuam no meio corporativo: liderança inspiradora e como se tornar um líder bem-sucedido.
Você já parou para pensar sobre o fator principal para atingir tal objetivo?
Pois bem, eu creio que há fatores primordiais para um líder, caso da atitude, habilidade e conhecimento.
Contudo, de acordo com minha visão, o que torna realmente uma liderança inspiradora é a presença, o exemplo.
Entusiasmo, autenticidade e comprometimento: O líder precisa de sua equipe!
“O entusiasmo, o comprometimento e a dedicação do líder em prol de um projeto, de um produto ou serviço ou da empresa tem que ser verdadeiro, autêntico.“
Jaison Boing
Gosto de enfatizar em minhas palestras e consultorias, o quando o líder precisa da sua equipe. E claro, vice e versa. A sinergia precisa ocorrer para que os resultados sejam os melhores possíveis.
Quando pensamos no papel de um líder, gosto da ideia de que líder é aquele que através das suas tomadas de decisões, faz acontecer.
O líder que inspira!
Em síntese, o líder inspirador se pauta em uma comunicação assertiva com seu time. Ele desenvolve a habilidade de oferecer feedbacks capazes de comunicar claramente as expectativas em relação a cada membro da equipe.
“O líder que inspira também conhece sua equipe e sabe o que motiva cada membro, recompensando adequadamente cada um deles.”
Jaison Boing
Liderar é aproveitar os talentos oportunizando o desenvolvimento da equipe. Quando o que você é e o que você faz independente do cargo que ocupa, você é capaz de inspirar as pessoas a contribuir com suas ideias e projetos, aí temos uma liderança inspiradora. Lembrando que liderança não se impõe, mas sim, se conquista.
Diante de tudo o que te falei acima, me conta uma coisa: a equipe que você atua tem à frente um líder inspirador? Você que lidera uma equipe, acredita que a inspira?