Neste mês de janeiro de 2023, participei de uma entrevista com o renomado portal Palestra de Sucesso, abordando um pouco mais de minhas especialidades, confira!
1- Gratidão Jaison Boing por receber a equipe da Palestras de Sucesso. Para começarmos, quais os principais benefícios que a programação neurolinguística e hipnose de palco podem trazer para as pessoas, independentemente do ambiente, seja em empresas, cooperativas, ou mesmo instituições públicas ou privadas? Em quais dores a PNL e a hipnose atuam?
Empresas ou organizações são formadas por pessoas. Se você quer ter sucesso e potencializar os resultados da sua empresa, você precisa desenvolver sua equipe. Quando utilizamos de técnicas como hipnose e programação neurolinguística no desenvolvimento de pessoas estamos relacionando isso às inúmeras possibilidades de resultado para a empresa. A PNL – Programação Neurolinguística pode ser definida como a “a arte da excelência humana”, ou seja, a busca constante pela excelência pessoal e profissional em todos os aspectos, relacionando a influência dos pensamentos, MENTALIDADE (neuro) em relação às palavras, COMUNICAÇÃO (linguística), que leva a ação através dos COMPORTAMENTOS (programação).
A hipnose é uma ferramenta fantástica! Pode ser utilizada para o autodesenvolvimento, podendo ser utilizada em mentorias individuais ou em eventos coletivos. Nós somos seres Emocionais. E nossas percepções em relação ao mundo, nossas emoções e experiências, gravadas na nossa mente subconsciente, impactam e determinam nossos resultados.
Nesse sentido desenvolvemos uma metodologia que alinha os aspectos CONSCIENTES da PNL, PENSAR, COMUNICAR e AGIR, com os aspectos SUBCONSCIENTES da Hipnose relacionados às Emoções, SENTIR.
Ou seja, vamos fazer da sua palestra um evento transformador e inesquecível, promovendo o ganho de consciência e gerando profundas reflexões e transformações nas pessoas através de dinâmicas que vão levar a mudança de percepção e ao entendimento das possibilidades infinitas da mente humana.
Utilizando técnicas de PNL e hipnose possibilitamos o ganho de competência consciente desenvolvendo as equipes e trazendo benefícios relacionados a criatividade, relacionamentos interpessoais, liderança, comunicação, motivação, confiança, rapport e conexão com os clientes, autoconhecimento, inteligência emocional, interação, vendas, direção, foco, percepção de risco, mentalidade de segurança entre outros.
Utilizando essas poderosas ferramentas podemos conduzir sua equipe, engajando, possibilitando o entendimento e a mudança positiva em relação a emoções negativa, mágoas, relacionamentos, crenças limitantes, atuando diretamente nessas “dores” ou pontos fracos da de cada pessoa, desenvolvendo e potencializando os membros da sua equipe na busca da excelência e dos melhores resultados para sua empresa.
2-Costumamos definir o trabalho em equipe, como um esforço colaborativo de um grupo para atingir um objetivo comum ou concluir uma tarefa da maneira mais eficaz e eficiente. Você é um especialista no tema e como tal, compartilha conosco 3 estratégias que você considera fundamentais para que um líder consiga alinhar a equipe, contribuindo com a assertividade durante a execução das tarefas e na busca de conquistar os objetivos.
Existem muitos aspectos importantes para o sucesso de uma equipe! Mas acredito que o engajamento é a chave do sucesso independentemente do tamanho da equipe ou ramo de atuação. A capacidade de um líder em engajar sua equipe significa o comprometimento com o sucesso.
Compartilho 3 estratégias que são imprescindíveis para engajar sua equipe:
1 – Liderança Inspiradora – sabe aquele ditado “palavras convencem, mas o exemplo arrasta”, equipes de sucesso precisam de líderes competentes, apaixonados e proativos. Pessoas não se conectam com relatórios, metas ou números. Pessoas se conectam e seguem pessoas, e sem uma conexão emocional não há engajamento.
Demonstrar interesse e investir tempo em conhecer a sua equipe compreendendo as necessidades, anseios, sonhos e ambições vai fazer com que cada colaborador se sinta parte integrante da equipe sentindo que a sua contribuição e valiosa para a empresa.
Manter os canais de comunicação e observação abertos de forma constante leva a possibilidade de melhoria no ambiente de trabalho, no clima organizacional e permite que o líder conheça exatamente o que motiva cada membro da sua equipe, e qual a sua definição de sucesso, criando um ambiente próspero e de realização e conquistas.
2- Comunicação assertiva. – A comunicação clara e objetiva é essencial para o sucesso da equipe. Quando falo em comunicação estou relacionando toda informação que os colaboradores precisam para ter. Quando a liderança possui uma comunicação assertiva a equipe conhece de forma clara qual a missão, os valores e propósito da empresa fundamentando qual o verdadeiro motivo pelo qual o esforço de cada membro da equipe é imprescindível para o sucesso.
A comunicação das metas e objetivos. Saber onde qual a posição atual e conhecer claramente onde se quer chegar é essencial para construir o plano para alcançar as metas.
Na execução do plano a comunicação também é fundamental para avaliar os indicadores, discutir novas estratégias e consolidar o caminho para atingir os resultados desejados.
No desenvolvimento e engajamento constante dos membros da equipe os feedbacks servem para o crescimento e desenvolvimento individual e coletivo. Conduzir uma equipe com uma comunicação assertiva significa falar, saber ouvir, compreender e ser compreendido, e ter o comprometimento para juntos alcançar e comemorar os objetivos da empresa.
3 – Inteligência Emocional – Pessoas são seres emocionais. Tudo relacionado a empresas, equipes, clientes, parceiros, concorrentes, mercados, não existem sem pessoas. Então na minha concepção de liderança a Inteligência emocional é fundamental para o sucesso de qualquer equipe de alta performance.
A habilidade de perceber as emoções e identificar diferentes emoções a partir da fala, de expressões faciais, gestos, a capacidade de raciocinar por meio das emoções, gerindo as emoções a partir do pensamento racional e canalizando os sentimentos para as mudanças necessárias, entender, analisar e gerenciar as emoções.
Essa compreensão do ser humano como fruto das experiências e emoções, nos permite potencializar os membros da nossa equipe, trabalhando crenças limitantes, medos, fobias e potencializando ao máximo seus resultados.
3-Falando em liderança, quais referências de líderes da história você poderia citar e por quais motivos esses nomes merecem destaque?
Quando um líder consegue impactar positivamente a vida das pessoas ele já merece destaque!
Vou citar o Paulo Vieira que como coach tem impactado positivamente a vida de milhares de pessoas com seus treinamentos.
Nelson Mandela que mesmo na adversidade da prisão teve Inteligência Emocional para seguir firme no seu propósito de vida, se preparando e se desenvolvendo para o momento da ação.
Acredito que ambos têm em comum algo fantástico: a capacidade de engajar e influenciar pessoas.
4- Como incentivar nos colaboradores, um modelo mental focado na segurança? Quais ferramentas e/ou instrumentos a gestão pode utilizar para conscientizar o time na construção de um ambiente de trabalho mais seguro e positivo para todos?
Na minha percepção, segurança do trabalho não deve ser apenas uma prioridade ou um valor dentro de uma empresa. Segurança do Trabalho dentro de uma empresa ou organização comprometida com o seu sucesso e resultados precisa se tornar um MODELO MENTAL.
Se as pessoas são o principal ativo de uma empresa, quanto vale a vida de cada colaborador?
Quando aprofundamos em nossas palestras e treinamentos essa reflexão acerca do valor da vida, sobre as percepções de risco e sobre as atitudes e comportamentos de segurança utilizando técnicas de PNL e hipnose conseguimos atingir consciente e subconsciente área da nossa mente que vão trazer ganhos de consciência que serão naturalmente aplicados no cotidiano das organizações.
Aprendemos através do ver, do ouvir e do sentir e de forma dinâmica e lúdica vamos proporcionar essa experiência. Quando falamos em modelo mental estamos determinando a formação de uma mentalidade ou um mindset de crescimento capaz de formar um looping de pensamentos seguros, comportamentos seguros, atitudes seguros e resultados segurança.
E esse looping vai se reforçando nos ambientes profissionais, pessoais. Modelo mental de segurança vai estar presente no seu trabalho, nas suas férias, no seu passeio de carro, pois não será algo somente relacionado a segurança do trabalho, estará diretamente ligada ao valor da sua vida.
Podemos diariamente através de diálogos de segurança, análise preliminar de risco, normas e padrões de segurança bem definidos iniciar esse processo de implementação da Mentalidade de Segurança com a nossa equipe, mas somente quando somos capazes de engajar e possibilitar o aprendizado a partir do VER, OUVIR e SENTIR, temos a profundidade necessária para realmente impactar e promover profundas e duradouras transformações na implementação da Mentalidade de Segurança.
5- O uso inadequado do celular em ambientes de trabalho é um tema a cada dia mais em alta, haja vista toda a problemática que esse gesto causa na esfera corporativa. Comente conosco sobre 3 sugestões capazes de despertar no time o bom-senso em relação ao uso desses dispositivos.
Em cada ambiente dentro de uma empresa existem possibilidades diferentes do uso do celular. Mas cada vez mais percebemos que o uso inadequado do celular tem se tornado um problema, e existem alguns pontos que precisam ser trabalhados com o time para despertar o bom senso.
A percepção de risco – os membros da equipe precisam ter clareza do risco do uso celular no ambiente ou tarefa que estão inseridos.
Valor da Vida – como seres emocionais, é necessário lembrar quão valiosa é a sua vida e dos seus colegas de trabalho.
Regras claras – Existem ambientes onde o uso do celular é proibido, e lugares onde é permitido, de acordo com a atividade, e o descumprimento dessas regras deve ter consequências punitivas.
Conscientizar e sensibilizar a equipe para o uso adequado do celular é um desafio constante, e deve fazer parte das políticas e normas das empresas.
6-Mais do que um termo da moda, a importância do uso inteligente e adequado das emoções no contexto organizacional, no sentido de gerar resultados positivos nas empresas, é uma realidade. Como um profissional pode desenvolver a inteligência emocional, a soft skill do momento? E quais são os riscos de não a valorizar?
A inteligência Emocional não é só a soft skill do momento, a Inteligência Emocional é sim o fator determinante para o sucesso das pessoas. Inteligência Emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos a gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.
O desenvolvimento da Inteligência Emocional por parte dos profissionais das equipes pode ser realizado em palestras ou treinamentos específicos sobre o tema. A forma mais primordial para desenvolver a inteligência emocional no trabalho é promovendo o autoconhecimento.
Promover momentos de formação com a equipe de trabalho a fim de possibilitar a autoconsciência sobre os padrões comportamentais e o aceite de feedbacks, sobre a forma de agir. Conhecer a si mesmo e as suas emoções, permite que o profissional adquira controle sobre o seu comportamento e também compreenda as formas de se motivar.
Da mesma forma, esse processo permite que ele seja mais empático compreendendo e valorizando o que as outras pessoas sentem. A partir da identificação comportamental de cada membro da equipe é possível, respeitando características individuais elevar o ganho de consciência. Mesmo que quando estamos no ambiente de trabalho adotamos determinadas posturas, somos as mesmas pessoas, com crenças, necessidades, características e padrões de comportamentos.
Então identificar e gerir sentimentos é uma capacidade que favorece as relações interpessoais, o clima organizacional, a capacidade de negociação e liderança entre tantos outros fatores positivos e determinantes para o sucesso. É importante que as competências dos colaboradores sejam conhecidas para que essa energia de desenvolvimento seja empregada de forma estratégica.
Não reconhecer e não valorizar a inteligência emocional como fator determinante para o sucesso da sua equipe, coloca em risco o resultado da sua equipe, a produtividade, o clima organizacional, as metas de vendas, a segurança e todas as áreas da empresa. Se somos seres emocionais a grande maioria das nossas decisões, mesmo que manifestadas de forma consciente tem o cunho emocional na tomada de decisão, o autoconhecimento e o equilíbrio são a chave para a maestria individual e consequentemente o sucesso coletivo da equipe.
7-Que iniciativa ou estratégias você recomendaria para um profissional sair do plano dos pensamentos e partir para a ação, superando metas e alavancando resultados?
A ação é a concretização dos pensamentos. Se você planejou de forma detalhada, dê o primeiro passo e inicie a implementação do plano. Se você sabe onde está, e sabe onde deseja chegar, execute e avalie constantemente, os resultados que vem obtendo. Caso seja necessário busque alternativas para chegar nos seus resultados. Faça acontecer!
8- Outro tema que você domina muito bem é a educação. Fala pra gente um pouco mais sobre os principais pontos da teoria da afetividade de Henri Wallon, bem como de que maneira ela pode contribuir com o relacionamento interpessoal e com a carreira?
A educação é o caminho para a transformação de uma sociedade. Segundo a teoria da afetividade de Henri Wallon “a emoção estabelece, pois, as bases da inteligência; se identificada com o seu desenvolvimento próximo a afetividade surge como condição para toda e qualquer intervenção sobre aquela. A princípio, estimular a inteligência, confundir-se-á com a tarefa de alimentar a afetividade. Mais tarde, a temperatura afetivo-emocional da relação pedagógica representará provavelmente o elemento catalisador sem o qual a reação de síntese cognitiva não se realiza.”
Quando percebemos a profundidade dessa afirmação entendemos que a inteligência emocional e o autoconhecimento estão diretamente ligados às bases do sucesso da educação. Os professores e mestres precisam estar bem consigo mesmos, conhecer a si mesmo e suas emoções, entender e dominar suas emoções. Esse quociente emocional vai então permitir que o processo de ensino aprendizado realmente aconteça de forma efetiva, tendo a afetividade como elemento catalisador do processo ensino-aprendizado. O autoconhecimento traz o ganho de consciência necessário para conectar-se verdadeiramente consigo mesmo e possibilitar o rapport verdadeiro e duradouro com os alunos. Entender todas as emoções, e contextualizá-las dentro do universo das vivências e experiências de cada aluno permite que exista uma individualização de personas e assim também o conteúdo programático pode aplicado usando metodologias e técnicas que façam mais sentido, levando em consideração os canais representacionais de cada aluno, facilitando o aprendizado. Quando existe por parte dos mestres e professores, o comprometimento com o verdadeiro propósito ou vocação de educar, essa plenitude onde a inteligência emocional e o autoconhecimento são motores propulsores da afetividade como elemento catalisador do aprendizado cognitivo, existe também a realização profissional, e a construção de uma carreira onde o professor por estar alinhado com sua missão, visão e propósito, sente-se pertencente ao processo de construção e transformação da sociedade pela educação.
9- Enquanto algumas empresas ainda nutrem a mais que ultrapassada ideia de que um bom atendimento ao cliente é um “diferencial”, outras sabem que se trata do ponto mais básico de qualquer negócio e não medem esforços para fazê-lo com maestria. Há uma frase de Simon Sinek que diz: “Os clientes jamais amarão sua empresa até que seus colaboradores a amem primeiro.” Dito isso, vamos considerar os seguintes pontos:
a- Como fazer os colaboradores amarem a empresa?
Os colaboradores devem conhecer o verdadeiro propósito de existir da empresa. Quando seus colaboradores entendem o real motivo porque fazem o que fazem, entendendo a mudança positiva ou transformação que estão ajudando a construir, vai existir um engajamento profundo da equipe. O senso de dono, a qualidade no atendimento, a disciplina e a produtividade estarão presentes e em consequência teremos o engajamento total e irrestrito da equipe.
b- O que é preciso para que uma organização que enxerga o atendimento como diferencial, desperte e perceba que o atendimento é mais importante até mesmo que o próprio serviço ou produto ofertado?
Certamente o atendimento é mais importante que o próprio produto ou serviço. Quando o cliente busca a sua empresa para um produto ou serviço, ele está buscando uma solução, algo para atender uma demanda. Porém o que ele vai encontrar além do produto ou serviço é a “experiência”, ou seja, o atendimento quando feito por um profissional devidamente qualificado, comprometido e engajado com a empresa, conhecedor do produto e do serviço, transmite confiança e credibilidade. Além disso, o profissional qualificado vai estar realmente engajado em resolver a “dor” ou necessidade do cliente, vai atender com empatia, conectado verdadeiramente com o objetivo de atender o cliente. Quando isso acontece é mágico. A venda supera as expectativas, surge uma conexão duradoura que vai estabelecer novos negócios futuros, pois o que realmente importa é o atendimento ou a experiência do cliente em relação ao que mais a sua empresa entregou.
10- Conflitos no ambiente corporativo sempre acontecem, o que é algo visto até com certa normalidade. Em algumas empresas, isso é visto como algo positivo e produtivo, haja vista que promove novas perspectivas e ideais. Mas, e quando esse conflito se transforme em embates e duelo de egos? Como a liderança e gestores podem/devem administrar essa problemática?
A liderança precisa conhecer o perfil de cada membro da sua equipe. Quando a inteligência emocional é implementada do cotidiano dos treinamentos de equipe, a maturidade, união, empatia e o respeito entre o grupo se fortalecem. Quando a comunicação é efetiva e assertiva dentro da organização os feedbacks são claros e objetivos, sendo essa comunicação parâmetro autoavaliação e melhoria contínua na busca da excelência profissional. A constância do líder no acompanhamento das divergências e discussões de ideias, possibilita a mediação buscando na soma das diferenças resultado para o sucesso. Quando por algum motivo específico, egos pessoais trazem conflitos, que possam comprometer o resultado da equipe, a liderança precisa ter uma postura firme conduzindo o processo, realinhando a equipe, e deixando claro quais aspectos são positivos e aceitáveis e quais condutas não condizem aos interesses e propósito da empresa.
11- De certa forma, temos hoje em dia uma romantização do que seria o tal líder perfeito. Há na internet e mesmo em alguns discursos em palestras, uma série de “regras” para ser o líder dos sonhos. Na sua visão, quais atitudes e posturas compõem o papel de um líder? Há uma frase que diz: “Se suas ações inspiram outras pessoas a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e ser mais, você é um líder. “ – você concorda com ela? O caminho da liderança seria por aí?
Acredito que conhecimento, habilidade e atitude são fatores importantíssimos para um líder. Mas na minha opinião o que torna realmente uma liderança inspiradora é a presença, o exemplo. O entusiasmo, o comprometimento e a dedicação do líder em prol de um projeto, de um produto ou serviço ou da empresa tem que ser verdadeiro, autêntico. O líder precisa da sua equipe. O líder é aquele que através das suas tomadas de decisões faz acontecer. O líder precisa ter uma comunicação assertiva com sua equipe, dando feedbacks e comunicando claramente as expectativas em relação a cada membro da equipe. O líder que inspira também conhece sua equipe e sabe o que motiva cada membro, recompensando adequadamente cada membro. Liderar é aproveitar os talentos oportunizando o desenvolvimento da equipe. Quando o que você é e o que você faz independente do cargo que ocupa é capaz de inspirar as pessoas a contribuir com suas ideias e projetos, aí temos uma liderança inspiradora. Lembrando que liderança não se impõe, mas sim liderança se conquista.
12- Comente um pouco sobre:
– Missão
Alinhar o cotidiano de uma empresa ou organização alcançando os resultados desejados de tal forma que em cada decisão planejada e executada esteja o DNA da empresa ou a verdadeira razão de existir. Quando o resultado que entregamos seja ele um produto ou serviço e a nossa identidade como empresa responde à pergunta porque existimos, estamos cumprindo a nossa verdadeira Missão.
– Propósito
O que realmente te motiva a ir além. Propósito está ligado à sua essência é imutável. Quando elaboro um conteúdo, quando estou em uma palestra ou treinamento o que realmente me motiva é poder contribuir de forma positiva na vida das pessoas. Independente do tema abordado meu propósito é despertar nas pessoas o ganho de consciência a percepção de todo o seu potencial como ser humano, possibilitando que ela se torne a melhor versão de si mesma na busca da excelência, contribuindo para a construção de um mundo melhor.
– Saúde Física e Mental
Tudo começa na sua mente. Se as coisas não vão bem na sua mente, não vão bem em lugar nenhum. Vivemos em um momento pós pandemia onde a ansiedade, depressão e outras doenças mentais fazem parte da nossa realidade. Quem nunca teve um familiar ou um colega de trabalho ou quem nunca esteve em momento de pressão e estresse que gerou esse tipo de sentimento. A inteligência emocional e o autoconhecimento são fundamentais para que as pessoas possam conhecer e controlar suas emoções. Aprender a agir nas mais diversas situações impostas pela vida pessoal e profissional. Compreender o potencial da mente humana e potencializar toda sua capacidade para uma vida de plenitude, em busca da felicidade, da realização dos sonhos do sucesso pessoal e profissional é o que nos move. Quando você se conhece, você desenvolve a capacidade de a partir dos seus pensamentos, atitudes, comportamentos e ações desenvolver o equilíbrio necessário para uma vida saudável, com equilíbrio entre corpo e mente.
13 – Há uma ideia amplamente disseminada de que é na dificuldade que damos o nosso melhor. Você concorda com essa linha de raciocínio? A dificuldade pode ser um gatilho para despertar a automotivação e alta performance, ou há outras maneiras de desenvolver nossas aptidões?
Quando saímos da zona de conforto, seja por uma decisão consciente, seja por uma situação imposta pessoal ou profissionalmente, acessamos a capacidade que temos de nos reinventar e potencializar nossos resultados. Conhecendo a mente humana entendo que temos instintos de autopreservação de luta ou fuga. Quando desenvolvemos o quociente emocional temos o entendimento que tudo é possível. Nós seres humanos temos uma fantástica capacidade de superação. A maioria das pessoas desconhece o seu real potencial. Nesses casos a dificuldade acaba sendo um instinto natural de luta que nos leva a uma ação motivada pela força de vontade, que é outro aspecto da mente consciente. Mas quando acessamos os aspectos do subconsciente, relacionados às nossas emoções, nossas memórias de longo prazo e nossos hábitos podemos promover transformações fantásticas, eliminando crenças limitantes e instalando gatilhos mentais que irão potencializar os nossos resultados. Tudo é possível e toda mudança depende da atitude mental correta.
14- Da zona de conforto à zona de realização: quais os principais desafios a se superar durante o caminho?
Sair da zona de conforto é sempre um desafio! E o muitas vezes não entendemos é grande parte do que somos e realizamos está diretamente ligado a aspectos subconsciente da nossa mente. A zona de conforto está diretamente ligada às nossas crenças limitantes, a nossa autopreservação, aos nossos hábitos. Mudar exige esforço, exige energia.
Temos que enfrentar medos, sentir emoções que muitas vezes nos remetem a experiências do passado. Então o principal entre a zona de conforto e a zona de realização é você enfrentar você a cada dia. Quando você compreende que você é o único responsável pelo seu sucesso, durante esse caminho ou essa jornada você precisa ter a atitude mental correta. Acredite que tudo aquilo que você planejou você vai executar. Reforce diariamente os hábitos saudáveis e positivos que você precisa ter ou desenvolver para se mover em direção aos seus objetivos. Seja resiliente e compreenda que a cada etapa da jornada você se torna mais forte e mais preparado. Seja paciente, entenda que tudo acontece ao seu tempo e que mais importante que o destino é o caminho, então aproveite a jornada, cresça, aprenda e contribua. Conviva com pessoas e ambientes que contribuam com o seu desenvolvimento. O network a convivência com pessoas que têm experiências exitosas, que já superaram desafios, ajudam você a construir novos conhecimentos e competências. Seja humilde e esteja sempre aberto a novos aprendizados. Quando saímos da zona de conforto, evoluímos como seres humanos, elevamos o ganho de consciência e somos capazes de conquistar resultados fantásticos. Não transfira a responsabilidade só depende de você!
15- Sabemos que o autoconhecimento é um poderoso processo capaz de alavancar a vida pessoal e profissional. Em contrapartida, ele também pode ser um processo bem doloroso, não é mesmo? O que você pode nos revelar sobre o seu processo neste sentido, e de que maneira as pessoas podem buscar o autoconhecimento e usufruir de seus benefícios?
Quem nunca se questionou acerca da sua vida, seu propósito e sua felicidade? Exatamente o processo de autoconhecimento é um poderoso processo capaz de alavancar a nossa vida pessoal e profissional. Lembro do início da minha jornada de autoconhecimento. Eu já tinha ocupado várias posições de destaque e liderança em empresas e organizações, já tinha estabilidade financeira, casa, carro, família, e sempre tinha conseguido conquistar tudo aquilo que tinha colocado como metas pessoais e profissionais. As pessoas do meu círculo de convivência e amizade me respeitam e todos me viam como um exemplo de sucesso. Porém em muitos momentos eu me percebia triste com uma sensação de vazio a qual eu mesmo não sabia explicar. Certa vez fui participar de uma formação, e um pré requisito na orientação de inscrição era que cada participante, leva-se consigo, algo que lhe remete-se a infância. Assim o fiz, fui até a casa de meus pais e peguei uma foto de infância. Após alguns dias do início do treinamento o professor pediu que para que cada participante fosse até a frente da sala com o objeto que havia trazido e fala-se sobre você e o que havia vindo buscar naquele treinamento. De forma sequencial uma a uma foram se apresentando e falando. Nesse momento eu segurava a minha foto. Uma foto simples de um menino de classe média que cresceu numa pequena cidade do interior, cercada de muita natureza, muitos amigos, muito amor. Um menino extremamente sorridente e feliz. E naquele momento quando chegou a minha vez de falar, olhando para a foto, tudo o que eu tinha planejado em falar simplesmente desapareceu e chorando a única coisa que eu consegui falar é que o que eu queria naquele treinamento era reencontrar o meu sorriso!
Parece simples, parece bobo! Mas de que vale todo sucesso, de que vale toda jornada, de que vale todas as conquistas sem a alegria? Nós, seres humanos, somos seres emocionais e tudo que fazemos, seja na esfera profissional ou pessoal tem um único objetivo: “ser feliz”.
Esse talvez tenha sido o maior insight da minha vida, pois tornou tudo mais leve. Esse autoconhecimento me levou a valorizar mais cada momento do caminho. Me levou a entender e ser grato pelas pequenas coisas. Aprendi que posso construir meu caminho, crescendo e contribuindo.
Precisamos estar em constante evolução, entendendo que aprendemos diariamente com nossas experiências e vivências. Nesse sentido desenvolvemos nossas palestras e treinamentos com conteúdo relevante, alinhado a vivência e experiência práticas, possibilitando experiências fantásticas de autoconhecimento, inteligência emocional, impactando positivamente a vida de pessoas e organizações.
16-Não sei se concorda, mas acredito que diante do cenário pós-pandemia, temos três “palavras de ordem”: resiliência, empatia e inovação. Temos visto cada vez mais situações problemáticas no cenário corporativo, muito medo e ansiedade nos negócios, e aquele imediatismo, extremamente nocivo a todos. Qual seria a “vacina” para proteger um negócio desse “vírus” da negatividade, da incerteza e dos gestos impulsivos, sem a devida estratégia?
Inteligência Emocional e autoconhecimento com certeza são os componentes chaves da “vacina” desse “vírus” de negatividade e incertezas cercado por muito medo e ansiedade no cenário corporativo.
Certamente os aspectos externos influenciam muito os cenários de crescimento das empresas e organizações. Mas se empresas são formadas por pessoas, precisamos ter pessoas com empatia, resiliência e inovação para avaliar, planejar e executar as metas em busca dos resultados, enfrentando os cenários que se apresentam. A inteligência emocional e o autoconhecimento certamente vão fazer toda diferença no conhecer, entender e lidar com as emoções, pressões e situações de estresse do cotidiano. Vai permitir que exista uma comunicação assertiva, uma conexão forte e duradoura entre a equipe, um clima organizacional de otimismo e consequentemente flexível a mudanças e realinhamentos. Na crise surgem também as oportunidades, mas essas oportunidades só são percebidas por quem tem inteligência emocional e autoconhecimento e está emocionalmente preparado para avaliar, julgar e agir.
17-O sucesso não é um destino, mas sim um processo de consistência e uma jornada, concorda? O que você recomenda para manter a disciplina, a constância, e tirar o melhor de cada momento da jornada?
Aproveitar e valorizar cada pequena conquista ao longo da sua jornada. Gratidão é validação consciente de que a constância, a disciplina e a consistência estão dando resultados. Quando planejamos um grande objetivo é importantíssimo dividir esse grande objetivo em objetivos menores e mensuráveis. A cada etapa da jornada, a cada nova conquista, a cada aprendizado, a cada desafio vencido, comemore, sorria, compartilhe essa conquista com as pessoas que são importantes para você, sua família, equipe, amigos. Seja Grato e use essa energia positiva para se auto motivar para seguir o seu caminho. Lembrando que o verdadeiro sucesso não está no destino mais em saborear cada momento da jornada.
18- Qual o primeiro passo que alguém que deseje resultados diferentes e esteja disposto a crescer como profissional, empresário ou pessoa, deve dar para atingir esses objetivos?
O primeiro passo para alguém que deseja crescer como profissional, empresário ou pessoa visando ter resultados diferentes é ter comportamentos diferentes. Se os teus pensamentos, ações e comportamentos estão te levando a ter resultados insignificantes, a mudança começa por você reconhecer que alguma coisa está errada. Quando você tem esse ganho de consciência vem a segunda fase, buscar o conhecimento, palestra, treinamento, leitura, vídeos, que possam contribuir ou ajuda profissional de um mentor capaz de auxiliar você no ganho de competência e no desenvolvimento da Inteligência emocional necessária para alcançar seus novos objetivos pessoais e profissionais.
19- Quais etapas um futuro empreendedor deve percorrer antes de montar um negócio? E o que você diria para aquele que simplesmente decide se lançar como empreendedor sem nenhum planejamento?
O empreendedor deve elaborar um plano de negócios. O plano de negócio vai detalhar de forma clara vários aspectos do futuro negócio entre eles, nicho de mercado, concorrência, pontos fortes e pontos fracos do seu negócio, planejamento das ações comerciais e de marketing, identificação de possíveis falhas no seu projeto, e o levantamento das condições necessárias para implementação do seu novo empreendimento, sejam essas condições físicas, técnicas ou financeiras. A construção do plano de negócios vai evidenciar situações importantes que precisam ser levadas em consideração pois serão determinantes para o sucesso do seu empreendimento. Se você quer empreender faça um plano de negócios detalhado esse é o primeiro passo para o sucesso do seu empreendimento.
20- De pequenos negócios a grandes corporações, os pedidos de demissão atingem fortemente as empresas. O efeito turnover traz muitos prejuízos às organizações. Diante de sua experiência, quais os principais agentes motivadores das solicitações de desligamento por parte dos talentos da empresa e como a gestão pode atuar no sentido de evitar essa problemática, retendo assim seus melhores profissionais?
A rotatividade de profissionais, o pedido de desligamentos de quadros qualificados e importantes para as empresas e organizações têm alcançado índices elevados. Entre os principais motivadores das solicitações de desligamentos estão o clima organizacional, o ambiente de trabalho, a liderança, a falta de inteligência emocional por parte dos colaboradores que não conseguem lidar com as situações de pressão e stress da carreira profissional, o imediatismo por resultados na carreira são alguns dos aspectos que influenciam o efeito turnover. Para desenvolver no ambiente corporativo um clima organizacional favorável ao desenvolvimento de equipes de alta performance com profissionais qualificados que construam uma carreira dentro da empresa, é preciso investir constantemente no desenvolvimento humano. A equipe precisa conhecer o propósito da empresa e estar comprometida com esse propósito. A liderança tem que ser inspiradora conhecer e conduzir a equipe aos resultados de sucesso. A comunicação tem que ser assertiva e os feedbacks constantes e os membros da equipe devem ser reconhecidos e valorizados por meritocracia. Esse equilíbrio vai gerar para empresa os resultados desejados, e para os colaboradores a sensação de pertencimento, eles não só trabalham na empresa eles são parte da empresa.
21- Como um vendedor pode se beneficiar do uso da PNL em suas negociações e vendas?
Existem muitas formas de utilização da programação neurolinguística PNL em vendas. Uma delas que é bastante efetiva é a identificação do canal representacional preferencial do cliente, ou seja, a partir dessa identificação vamos comunicar de forma mais assertiva pois estaremos utilizando a linguagem que faz mais sentido para o cliente. Outra forma muito efetiva de uso da PNL em vendas é na construção de uma conexão forte e duradoura chamada Rapport, usando técnicas de postura corporal e gatilhos mentais podemos nos conectar com o cliente gerando uma relação de resultados em vendas.
22- Não temos palavras para agradecer a atenção e carinho com os nossos leitores. Foi muito valioso para todos. Para encerrar, deixe uma mensagem final para o público.
O autoconhecimento e a Inteligência Emocional são essenciais para uma vida de sucesso pessoal e profissional. Permita-se conhecer o fantástico potencial da sua mente, cresça, se desenvolva e busque a sua melhor versão de si mesmo, pois tudo é possível e depende só de você!