Desavenças, choque de interesses, discordâncias: é praticamente impossível que em algum momento não ocorram conflitos no ambiente corporativo. Contudo, é preciso administrar essas situações tensas da melhor forma, com o objetivo de preservar a empresa e promover um ambiente de trabalho saudável para todos que ali atuam, não é mesmo?
Neste sentido, cabe à gestão e liderança, tomar as rédeas da situação. Como? Nosso especialista no tema, Jaison Boing, revela a seguir.
Conflitos no ambiente corporativo: você conhece sua equipe?
Olá, queridos leitores. Que prazer marcar presença em um espaço tão relevante para a esfera corporativa como o blog da agência Palestras de Sucesso.
Sobre o tema que trago hoje, conflitos no ambiente corporativo, antes de tudo quero fazer uma pergunta para você que é líder ou gestor: você conhece o perfil de cada membro da equipe? Acredito que isso é essencial para que você possa minimizar o impacto negativo de possíveis choques.
A verdade é que as relações conflituosas, assim como as conversas difíceis, são parte integrante da realidade, haja vista que é impossível que todos pensem ou ajam da mesma forma no grupo. Isso é natural e até saudável, pois é preciso termos pluralidade de pensamento.
A problemática, contudo, surge em relação a como gerenciar as controvérsias e evitar excessos ou agravamentos negativos em relação à produtividade, e mesmo segurança psicológica dos envolvidos muitas vezes.
A importância da constância do líder no gerenciamento dos conflitos
Para que seja possível administrar os conflitos, é de suma importância que o líder seja constante no acompanhamento das divergências e discussões de ideias.
É essa postura que torna possível mediar as situações e a buscar na soma das diferenças, um gerenciamento de conflitos bem-sucedido.
“Quando por algum motivo específico, egos pessoais trazem conflitos, que possam comprometer o resultado da equipe, a liderança precisa ter uma postura firme conduzindo o processo, realinhando a equipe, e deixando claro quais aspectos são positivos e aceitáveis e quais condutas não condizem aos interesses e propósito da empresa.”
Jaison Boing
Inteligência Emocional no gerenciamento de conflitos
Um ponto que acredito ser determinante para o sucesso da empresa e do profissional, em diversos aspectos, é trabalhar a inteligência emocional.
É nítido o quanto empresas que investem neste tipo de treinamento se sobressaem diante das demais, conseguindo efetuar uma gestão de conflitos assertiva.
Ao implementar a Inteligência Emocional nos treinamentos de equipe, temos consequentemente, o fortalecimento de alguns princípios básicos que julgo como os pilares do trabalho em equipe:
- Maturidade;
- União;
- Empatia;
- Respeito entre o grupo.
“Quando a comunicação é efetiva e assertiva dentro da organização os feedbacks são claros e objetivos, sendo essa comunicação parâmetro autoavaliação e melhoria contínua na busca da excelência profissional.”
Jaison Boing
Fez sentido? Compartilhe e me conte quais estratégias utiliza para administrar os conflitos no ambiente corporativo.