Sabia que, de acordo com uma pesquisa da Deloitte, 84% dos executivos avaliam a experiência do funcionário como importante? No entanto, apenas 9% disseram estar prontos para melhorar ativamente a experiência dos funcionários.
Fato é que a inegável ligação entre a experiência e atendimento ao cliente e a necessidade de se ter colaboradores apaixonados pela empresa, ainda tende a ser negligenciada por muitos líderes empresariais.
Afinal, o que é preciso fazer para que os colaboradores simplesmente amem o local onde atuam? E como a empresa pode enxergar a questão do atendimento, não como um diferencial mas como um dos pontos básicos e essenciais de qualquer negócio?
Descubra, a seguir!
Você sabe como ter clientes e colaboradores apaixonados pela empresa?
“Os clientes jamais amarão sua empresa até que seus colaboradores a amem primeiro.”
Simon Sinek
A frase acima ilustra bem a relação e o impacto de ter profissionais apaixonados pelo negócio, com o sentimento muitas vezes de fã que o cliente nutre por determinadas marcas.
A raiz de toda essa paixão se localiza no ponto exato onde os colaboradores conhecem o verdadeiro propósito de existir da empresa e se identificam com ele.
Veja bem, quando os colaboradores da sua empresa entendem o real motivo de fazerem o que fazem, compreendendo desde a mudança positiva até a transformação que estão ajudando a construir, naturalmente temos um engajamento profundo da equipe.
É assim que criamos um relacionamento produtivo e positivo entre empresa e colaboradores e automaticamente, isso irá se espelhar quando seu colaborador lidar com o cliente, entende?
“Senso de dono, a qualidade no atendimento, a disciplina e a produtividade estarão presentes e em consequência teremos o engajamento total e irrestrito da equipe.”
Jaison Boing
Certamente o atendimento é mais importante que o próprio produto ou serviço
Há em algumas empresas, um mindset ultrapassado que enxerga o atendimento ao cliente como um diferencial. Se trata de um enorme problema, na medida em que certamente o atendimento é mais importante que o próprio produto ou serviço.
“Quando o cliente busca a sua empresa para um produto ou serviço, ele está buscando uma solução, algo para atender uma demanda.”
Contudo, além do produto ou serviço, ele encontra a famosa “experiência”. Por isso, é fundamental que o atendimento seja feito por um profissional devidamente qualificado, comprometido e engajado com a empresa, conhecedor do produto e do serviço. Dessa forma ele irá transmitir confiança e credibilidade.
“Além disso, o profissional qualificado vai estar realmente engajado em resolver a “dor” ou necessidade do cliente, vai atender com empatia, conectado verdadeiramente com o objetivo de atender o cliente.”
E, meu amigo, minha amiga: quando isso acontece, se trata de algo simplesmente mágico, pois o processo de venda supera as expectativas do cliente e temos tudo para criar uma conexão duradoura, com tendência a se fortalecer e que pode trazer novos negócios.
O que realmente importa é o atendimento ou a experiência do cliente em relação ao que mais a sua empresa entregou. Sacou a jogada?
Agora me conta: o que você está esperando para ter um time de colaboradores apaixonados pela empresa? Lembre-se: antes de encantar o cliente externo, conquiste os clientes internos, ou seja, seus colaboradores.
Se precisar de ajuda, conte comigo! Até o próximo post, grande abraço do amigo, Jaison Boing!