Assim como um motor é uma peça fundamental de um veículo, a comunicação eficiente é o pilar fundamental para o sucesso de uma equipe.
Este fato pode ser observado ao analisarmos os impactos que a comunicação (eficiente ou não) tem nos projetos, relacionamentos entre os colaboradores e, até mesmo, na satisfação dos clientes.
Mas, como é possível promover uma comunicação mais assertiva? Neste artigo, apresentaremos dicas práticas de como melhorar a comunicação dentro de uma equipe.
A importância da comunicação eficiente no trabalho em equipe
Uma comunicação mais eficiente é uma estratégia que garante o sucesso de qualquer negócio ou organização.
Afinal, quando os membros do time sabem se comunicar de maneira clara, aberta e precisa, a colaboração e a produtividade são amplificadas, aumentando o desempenho geral da equipe e os resultados da empresa
Além disso, uma empresa que não possui uma comunicação interna eficiente, não consegue perpetuar sua cultura organizacional, manter produtos e serviços que atendam às expectativas do cliente e lidar melhor com momentos de crise.
Um exemplo de organização que entende isso muito bem é a Disney. Em suas ações diárias, a empresa procura fazer com que líderes se comuniquem de forma eficaz com todos os colaboradores da empresa, por meio de diferentes formas e mídias.
Por possuir um rigoroso padrão de qualidade, a Disney precisa que todos seus funcionários possuam o mesmo comportamento específico. Isso só é possível através de uma comunicação interna assertiva.
Dicas práticas para promover uma comunicação eficiente
Se você quer trazer os mesmos resultados palpáveis da Disney para sua empresa e garantir o sucesso corporativo, existem algumas estratégias de comunicação que você deve colocar em prática.
Elas são:
- Utilize diferentes canais de comunicação
Nem todos os colaboradores preferem o mesmo veículo de comunicação. Portanto, é importante utilizar uma variedade de canais (como e-mails, reuniões presenciais e mensagens instantâneas) para alcançar a todos.
- Pratique a escuta ativa
Uma comunicação assertiva não se trata apenas de falar, mas de ouvir também. Logo, escute ativamente o que os membros do seu time estão dizendo. Assim você evitará mal-entendidos, demonstrará respeito e garantirá a compreensão mútua.
- Estabeleça expectativas
Quando os colaboradores compreendem bem o que é esperado deles, assim como o tempo de resposta e a frequência das atualizações, eles se tornam mais cientes de prazos e garantem entregas mais assertivas.
Quer ensinar sua equipe a praticar a comunicação eficiente? Então as palestras de Jailson Boing são para você!