Sabia que há uma estreita relação entre o clima organizacional da empresa e o efeito turnover? Um dos grandes problemas que afetam as empresas e organizações atualmente é a alta rotatividade de profissionais que pedem desligamento dos seus cargos.
Nem é preciso dizer o quanto isso gera um custo elevado para as empresas, que precisam contratar novos profissionais, treiná-los e integrá-los à cultura organizacional, certo?
Mas, o que motiva essa vasta gama de desligamentos? Como analisar a cultura organizacional e evitar perder talentos?
Fatores que motivam o efeito turnover
Você sabia que com o desligamento constante de colaboradores, o qual chamamos de efeito turnover, além do custo elevado para a empresa, há ainda uma perda de conhecimento e de capital intelectual? Isso se reflete, muitas vezes, no comprometimento da qualidade dos serviços ou produtos oferecidos.
Mas, quais os principais fatores que motivam a saída dos talentos da empresa?
Vamos lá:
- Clima organizacional desalinhado;
- Ambiente de trabalho ruim;
- Liderança que não inspira;
- Falta de inteligência emocional (tanto por parte dos colaboradores, que não conseguem lidar com as situações de pressão e stress da carreira profissional, quanto dos líderes, pelos mesmos motivos muitas vezes).
- Imediatismo por resultados na carreira, dentre outros aspectos que influenciam o efeito turnover.
Que tal olhar para o seu clima organizacional?
É de extrema importância para a empresa, desenvolver um ambiente corporativo onde o clima organizacional seja favorável ao desenvolvimento de equipes de alta performance.
Todo gestor deseja ter na empresa equipes formadas por profissionais qualificados e que construam uma carreira dentro da empresa.
Para tanto, é preciso investir constantemente no desenvolvimento humano. A equipe precisa se sentir valorizada, reconhecida, motivada e engajada com os objetivos da empresa.
Por outro lado, a liderança precisa ser capaz de comunicar com clareza a visão, a missão e os valores da organização, além de dar feedbacks construtivos e incentivar o crescimento profissional dos seus liderados.
“A equipe precisa conhecer o propósito da empresa e estar comprometida com esse propósito. A liderança tem que ser inspiradora conhecer e conduzir a equipe aos resultados de sucesso.”
Jaison Boing
Treine os colaboradores e invista em palestras
Eu mostro nas minhas palestras, de que maneira é possível desenvolver as competências e habilidades essenciais para o sucesso no mundo corporativo. Sempre lançando mão de exemplos práticos, cases de sucesso, dinâmicas interativas e ferramentas eficazes para estimular o público a refletir sobre as suas atitudes, comportamentos e resultados.
Para reduzir o turnover, uma das soluções é aumentar o investimento em seu time, levando essa possibilidade de conhecimento e aprendizagem contínua.
Imagine levar para a empresa, a mensagem que é possível se motivar por desafios e superar os obstáculos que surgem no caminho, com uma mentalidade positiva, foco no resultado, persistência e resiliência?
Investir no desenvolvimento humano para criar um clima organizacional favorável ao crescimento de equipes de alta performance, é necessário. Resta a você tomar a decisão.
Estou aqui para lhe ajudar nessa missão. Conte comigo e até a próxima!